Novidadeira

New Blogs on the Block

 

Don’t be evil (não seja maldoso)
slogan informal do Google

Semana passada houve uma situação inusitada e constrangedora, pra dizer o mínimo, na blogosfera.

Pra encurtar uma história longa, vamos apenas dizer que, um email que continha todo o mailing de uma grande empresa de cosméticos – mailing são os contatos, a famosa mala direta – foi disparado com o campo CC aberto. Ou seja, todo mundo da lista podia ver os endereços que tinham recebido a mesma mensagem.

E muita gente estava na lista. Blogs, revistas, outras assessorias. A to Z.

O que aconteceu depois foi uma sucessão de mal entendidos.

Eu, pessoalmente, não conheço a assessora que disparou o email, mas isso não importa. A essência da história é que ela, seja quem for, é humana e cometeu um erro.

Um erro que podemos chamar de grave, porque as consequências foram de grandes proporções. Mas foi um ERRO HUMANO. Pelo qual eu sinceramente espero que a funcionária tenha sido repreendida, mas não dispensada, porque, pelamour, foi um erro. Um clique no lugar errado.

Acontece que a histeria só tomou conta do agora email-spam porque muita gente viu ali uma oportunidade de divulgação do próprio veículo.

Erro número 2. Humano também? Sim, mas esse foi coletivo e também grave. Afinal, várias pessoas pediram pra parar de “responder a todos”. Muita gente não parou.

Imaginem as caixas de entrada lotadas de mensagens tipo: visitem meu blog.

Ei, sou blogueira também. Conheço a ansiedade de ver números bonitos na minha visitação. Mas grande parte daqueles outros endereços era de outros profissionais que ficaram &¨%$! da vida, com a enxurrada de convites… Com toda razão, gente. Pensem.

Achei tudo muito triste, sabem. Divulgação tem hora, né? E se for na hora errada, sai pela culatra, é tiro no pé,

Como já disse em outras oportunidades, não acredito que seja escondendo outros blogs que o seu vá brilhar. Se a publicação tiver força, mais cedo ou mais tarde ela se destacará na multidão acinzentada com seu guarda chuva vermelho, chamado talento.

Não sou eu quem vai dizer que tal blog é fraco e o outro é estupendo. Então, numa tentativa patética, minha mesmo, de ajudar a descobrir publicações geniais, tive uma idéia – que vai me dar muito trabalho, mas vamos lá…

Todo domingo vou publicar um post chamado “New Blogs on the Block”. Por isso, no lugar de pedirem uma visitinha, seja nos comentários de outros blogs, seja em email-spams (não façam isso, genteeee!), mandem um micro post pro meu endereço vivi.poptopic@gmail.com com o assunto NEW BLOG. Façam o envio sempre até a quinta feira de cada semana, pro post entrar no domingo.

O micro post tem que ser micro mesmo, no máximo 20 linhas. Mas nele você terá a oportunidade de mostrar sua linguagem e seu estilo e, aí sim, atrair possíveis leitores para seu blog. Seu micro post terá um link para sua página.

Não posso dizer que vou linkar no blogroll todos os blogs que aparecerão no “New Blogs”, por uma razão muito simples: meu servidor me expulsaria, porque o Poppy já é carregadão. De tempos em tempos vocês podem perceber que vou retirando os blogs que deixam de atualizar e colocando outros, mas é um processo lento.

Então, caprichem nos blogs, caprichem nos micro posts e mandem pra cá. O primeiro “New Blogs on the Block” vai ao ar no dia 27 de março.

Uma loucura, eu sei. Mas novidade é bom demais da conta e sei que tem gente boa escondidinha por aí…

Yay,bora ficar lôca!

15 comentários

  1. Babi Palermo disse:

    Adorei a iniciativa Vivi, vc sempre arrasando! Grande bjo!

    Vivi respondeu:

    @Babi Palermo,

    Obrigada Babi. É uma coisa que está a meu alcance fazer, então, vamos tentar…

    Bju!

  2. Renata disse:

    Oi, Vivi!

    Sabe, eu concordo, foi um erro humano e as consequencias foram inesperadas, mas o que me deixou passada foi o fato de depois do erro a tal pessoa que causou o rebuliço todo nem deu as caras pra se retratar. Achei sacanagem.

    Mas discordo de você no que chamou de “erro coletivo” de blogueiras principiantes que usaram a oportunidade pra usar o email de todo mundo sem autorização, APESAR de as pessoas pedirem, clamarem pra NÃO ter seu endereço usado pra esse fim. Bom, é minha opinião, né? Achei errado mesmo. 😉

    bjs

    Vivi respondeu:

    @Renata,

    Rê, concordo com você que deveria ter sido enviado do jeito certo – INDIVIDUALMENTE – um pedido de desculpas, houve falha aí, sim, com toda certeza.

    Mas acho que você me entendeu mal quando eu falei do erro coletivo. Eu também NÃO CONCORDO com o que as blogueiras fizeram. Por isso disse que foi coletivo o erro número 2. Uma pessoa errou e divulgou, depois um monte aproveitou a brecha e continuou mandando emails apesar dos pedidos para parar.

    Foi errado, sim!! Até atualizei o post, pra ver se minha opinião ficou mais clara 😉

    beijuuu!

  3. Juliana Sousa disse:

    Que lindo da sua parte, como sempre.

    E delicada descrevendo como erro humano blogueira que aproveitou a lista pra soltar spam do seu blog.

    Vivi respondeu:

    @Juliana Sousa,

    Ju, já errei tanto, amora… Sei que é um transtorno, mas acho que existem coisas muito mais graves.

    E se acontece esse tipo de invasão é porque não tem um espaço pra divulgação. Vamos lá, pequenininho, mas vamos tentar. 🙂

    Beijo!

  4. Parabéns pela iniciativa mesmo Vivi, porque tem pessoas ótimas que com oportunidades assim voam bem mais alto.
    Beijão!

    Vivi respondeu:

    @Greice Negrini,

    É o que acho tb, Greice. Vamos descobrir leituras muito gostosas, tenho certeza!

    Bjk!

  5. Pois é. A acessora dá pra perdoar, né? Mas é muito sem noção quem se aproveitou disso pra lotar a caixa de e-mail das pessoas com spam.

    Agora umas perguntinhas sobre o “New Blogs on the Block”, Vivi:
    Cada pessoa só pode mandar 1 (um) micro post?
    E você vai avaliar que posts vão ser publicados e quais não serão, e quem não for publicado pode mandar outro?
    E quem já teve um micro post publicado não vai poder mandar outro né?

    Vivi respondeu:

    @Giovanna Alves,

    Gigi, já ouviu a expressão “peixes demais no mar”? Todo mundo quer uma oportunidade de mostrar trabalho; eu vejo como uma daquelas seleções de American Idol, sabe? As pessoas dão risada, mas eu fico melancólica com o “excesso de vontade” que deixa as pessoas cegas pra razão e bom senso.

    A principio, sim, UM micropost por pessoa, muito bem feitinho, porque não vou revisar. A idéia é justamente essa, a pessoa colocar nessas vinte linhas um textinho bacana, despretencioso, que faça os leitores terem vontade de conferir mais, no blog do autor.

    Só não vou publicar se o post for muito, muito absurdo. Aí vou contatar o autor e pedir pra ele repensar a oportunidade.

    E, sim, depois que um post for publicado, a chance passa pra outra pessoa, porque o autor já “conquistou” seus leitores. 😉

    Essa é a primeira idéia, vamos ver como desenrola, né?

    Beeeiju!

  6. Mabia Barros disse:

    Muito legal da tua parte. Essas iniciativas mostram bem que tipo de pessoa está por trás do blog.

    Parabéns.

  7. Marilia Alves disse:

    Eu achei muito legal a iniciativa, sim ficamos doidas para que nossos números sumvam e etc, já cometi um erro gritante de enviar emails sem cópia oculta, sim já cometi, mas depois de umas meninas me ensinarem agora tenho essa prática, mas também não houve só as pessoas que entenderam que eu não sabia, houveram as pessoas que sequer perguntaram o que houve e já foram atirando pedra na minha cruz, envio um email só pra determinada pessoa, ou se tenho de enviar coloco em cco. A oportunidade desse novo espaço que vc está criando é ótima. Claro que vou enviar o meu! Blz

  8. Mariele Previdi disse:

    A-D-O-R-E-I o nome da seção!! Ainda mais pq eu era do fã-clube do New Kids on the Block na minha adolescência!! rsrsrs
    Iniciativa super elegante, Vivi.
    Parabéns!!

    bjs

  9. Bia Yanag disse:

    Vivi, como vc é fofa! Adorei a idéia.

    Eu tenho um blog relativamente novo, mas ninguém sabe ainda. E é NINGUÉM mesmo porque nem mandei link para amigas, nem para a família, nada! É que não sei se o blog vai render assunto, não sei se é porque tenho uma ‘coisa’ com organização, mas só quero tentar divulgar quando eu achar que o blog tá ficando legal mesmo, de verdade.

    E com certeza vou enviar o endereço para vc, assim que eu achar que o blog tá caminhando com assuntos bons.

    Um beijo,
    Bia

  10. Olá tudo bem? a leio faz tempo, desde um outro blog que vc possuia, eu na verdade perdi vc de vez…recentemente encontrei este blog e sabe como? por uma pesquisa q estava fazendo sobre o raio laser e te achei de novo, foi engraçado eu via a foto, reconhecia vc e não assimilava o nome do blog, depois que percebi que ele mudou. Eu como sempre leio pelo google reader a maioria dos blogs, pois não tenho tempo de entrar um por um e comentar. E meu blog não é tão novinho assim, mas eu não quis seguir pela apelação de comprar um produto por mês fazer sorteio ter 500 seguidores e depois que acabar o sorteio ver o número diminuir, estou fazendo o blog por hobby, é algo que gosto e quero que pessoas que gostem, do mesmo tema me sigam, e não façam isso por interesse, e outra eu tbém nunca pedi para ninguém me seguir, acho tão feio isso, eu trabalho com comunicação digital e isso é bem mal visto e mandar email para empresas pedindo brindes, amostras afff nem pensar.
    Então divulgar num blog como o seu, que possui várias leitoras, é uma oportunidade de abocanhar algumas leitoras que possam se interessar pelo mesmo assunto.
    Farei uma resenhinha e vou enviar. beijosssssssssssss

Deixe um comentário :D