beleza

Cosméticos com FPS 15 – Vale a Pena?

 

Se a gente for pela lógica imediata, claro, FPS15 é melhor do que proteção nenhuma.

Será mesmo?

Grande parte dos produtos faciais de tratamento específico (manchas, rugas, acne) e maquiagem trazem FPS baixo, 10 ou 15. Isso tem razão de ser.

Esse nível de proteção tem uma flexibilidade maior para entrar na formulação sem interferir na textura do produto. Um creme não ficará mais denso; uma base não ficará mais pesada. Mas será que dá para considerar esse nível de FPS como proteção efetiva contra radiação?

Pensem comigo.

Os níveis de radiação que chegam até nós estão cada dia mais altos. Fora esse aspecto externo, convivemos horas diante de telas de computador e sob a luz das lâmpadas artificiais. É uma tremenda exposição.

Um produto com FPS10-15 não consegue barrar essas luzes todas. Mas eu estou lá, naquela zona de conforto de quem aplicou um “produto com proteção”. A gente sabe que, se esse FPS é baixo, se faz necessário aplicar bloqueador solar, puro, estável, para realmente proteger a pele dos danos causados pela radiação.  A  gente usa um protetor mais potente por isso. E é aí que tudo se complica.

Nós, mulheres, usamos cremes, maquiagem e protetor. Com a intenção de facilitar nossa vida  é cada dia maior o número de produtos multifuncionais.

O creme hidratante tem FPS. A base tem FPS. E o protetor, óbvius, tem FPS. O que acontece?

Maçaroca Facial.

Isso me pegou em um momento, assim, de furia feminina. Sabem quando a gente precisa fazer mil coisas ao mesmo tempo, está obviamente atrasada, fazendo maquiagem e calçando os sapatos enquanto confere se a costura da saia está no lugar? Foi um momento desses, que acontece pelo menos duas vezes no dia de todas nós.

O FPS baixo do Hidratante se junta ao FPS baixo da Base que soma ao FPS alto do Bloqueador. O resultado pode variar de uma máscara pseudo cor da pele até bolinhas que vão se soltando e rolando do nosso rosto com o passar das horas.

Tente fazer as coisas direitinho e reaplicar o protetor pra ver o que acontece!

Tente usar aquele pó baphônico pra tirar a oleosidade da pele!

Cheguei a seguinte conclusão: eu, Vivi, vou priorizar produtos pela sua função original e textura adequada pra minha pele (no caso mista/oleosa).

Quero que meu Hidratante apenas hidrate. Que minha Base apenas torne a cor do meu rosto homogênea. E que meu bloqueador seja o mais poderoso possível e, ELE SIM, cumpra a função de bloquear a luz.

Na textura apropriada e sem a interferência de outros protetores embutidos em outros produtos, o Protetor Solar não vai desmoronar a maquiagem. Não mais!

A intenção do produto multifunção é muito bonita e moderna, mas na hora do aperto, em que as coisas precisam de fato acontecer em cinco minutos, proporcionando um bom resultado por horas, a receita ainda desanda.

Minha prioridade agora serão produtos limpinhos e honestos. Cada um na sua e todo mundo de boa. Chega de mistureba de FPS, pelamour!

26 comentários

  1. Ana disse:

    Vivi, eu realmente nao confio em FPS 15 p/ o nosso clima tropical. E geralmente os produtos só vem com isso, entao, tirando gloss/batom, ter ou nao ter fps, para mim, nao é ponto a favor na hora de comprar um produto. Pois após o banho a primeira coisa que faço é passar generosamente um FPS de no minimo 60. Nao reparei nesta formação de bolinhas com a mistureba, mas talvez seja porque eu quase nao use cosmeticos com fps.. hehehe Bjs!!

    Vivi respondeu:

    @Ana,

    Nem deve confiar, mesmo, Aninha! FPS 15 é pra ficar dentro de casa. E longe do computador. rs

    Beeiju!

  2. maurine disse:

    acho que o que não pode é o mulherio não passar o protetor normal pq tem fps na formula- e é o que acaba acontecendo. Ou passar pouco-e quase ninguém passa a quantidade correta de protetor no rosto, e compra protetores altos, oq ue não adianta também.Enfim, o melhor é usar tudo na quantidade correta.
    quanto ao fps, depende do tom também.Sou negra, e minha dermato fala claramente que para o dia a dia eu posso ficar perfeitamente com um fps 15,ou até 12 (se eu achasse né?acho que nem, existe !kkkkk!) e para praia sim, o 30.

    Vivi respondeu:

    @maurine,

    Esse foi meu ponto, Maurine. Não dá para achar que está pregida com o FPS do hidratante, por exemplo. A quantidade é um problema para todos os produtos. Ivariavelmente a gente desperdiça MUITO até encontrar a medida ideal de cada um.

    Sendo negra é verdade que você estará protegida com um FPS menor no dia a dia, mas FPS 30 na praia só é bloqueador para peles negras mesmo. Para as muito claras é daí pra maior e de preferência uma combinação de filtros uímicos e físicos. 😉

    Beijuu!

  3. Nayara disse:

    Ok dizer que precisamos de um FPS mais alto, até gostaria de conseguir usar e ter tempo pra toda experiência matinal que isso exige.

    Já tentei adaptar meus dias a rotina do hidratante (Clinique sem FPS) + protetor (Neutrogena FPS 70) e base (face & body da MAC, tbm sem fps), mas além de toda a perca de tempo, minha pele ficava super oleosa no decorrer do dia.

    Acabei optando pelo Neutrogena Healthy Skin Enhancer, produto 3 em um da Neutrogena (hidratante com retinol que ajuda a combater o envelhecimento + protetor solar fps 20, um pouco mais alto do que os que a gente encontra por aqui + cor de base), que além de ser super prático ainda conseguiu melhorar meu problema (leve) de acne e oleosidade!

    Tudo bem, não tem pra vender no Brasil e preciso encomendar lá fora, mas gente, praticidade é tudo nessa vida! Sem falar que comprar um produto desse tipo é bem mais econômico do que comprar tudo separado, e principalmente do que comprar tudo separado até achar a combinação perfeita de hidratante + protetor + base que dê certo na sua pele!

    Enfim, tirando a parte do FPS mais alto (que eu ficaria bem feliz de encontrar nesses produtos mais práticos!) discordei completamente do post. =/

    Vivi respondeu:

    @Nayara,

    Eu, por outro lado, não discordo completamente do seu comentário, Nayara, porque não discordo completamente de nada, já que as necessidades são diferentes para cada pessoa.

    Tenho 36 anos e um protetor com coloração jamais tornaria minha pele homogênea, mas ele pode fazer isso por uma pessoa mais jovem, não tenho dúvida disso.

    O produto da Neutrogena que você citou é um ótimo multifuncional que pode atender às expectativas de várias pessoas, mas não é apropriado pra mim, por exemplo. Minha pele é extremamente reativa à Retinol; FPS20 não é bloqueador (eu preciso de um bloqueador) e a questão da cor da base é o que eu já citei, minha pele precisa de média/ampla cobertura.

    A intenção do post é bem essa, levantar o diálogo pelas semelhanças e diferenças; comparação e troca de experiências.

    bejuuu!

  4. Vivian disse:

    Vivi,

    a Shiseido tem umas bases com FPS alto (35, 43)! Mas eu nunca usei, pois não tinha o costume de usar protetor, até começar a fazer uns tratamentos de pele mais pesados e levar bronca da dermato!

    Mas eu costumo fazer uma mistura de base + protetor solar + hidratante. (já deixo preparado antes num potinho ou misturo tudo no rosto mesmo) Fica bom, fica mais uniforme do que qdo passo só a base. E se passo separado tbém não fica bom! O protetor (pra pele oleosa) briga com o hidratante e embolota tudo!

    Vivi respondeu:

    @Vivian,

    Vivi, eu costumo fazer essa misturinha na mão mesmo, na hora de aplicar. 🙂

    Base da Shiseido só tenho aquela compacta, sabe? Protetor alto e textura maravilhosa. Sfiseido, né, dizer o quê? rs Aí dá pra dispensar o protetor tranquilo, o FPS é > que 30.

    Bjk!

  5. Gostei muito do post. Tenho meu protetor facial para uso diário (uso o do Boticário, tenho pele mista e o recomendo), mas mesmo assim já me peguei em momentos de pressa com aquele pensamento “já tem protetor na base e no pó… então como estou atrasada, vou pular o filtro”.

    Acho que a gente pensa o conceito de beleza muito distante de saúde, e sempre no imediatismo -priorizando os produtos que AGORA vão me deixar com um rosto mais bonito, esquecendo que filtro solar é investimento para o dia de amanhã.

    Beijos,
    Maíra

    http://oqueamamos.blogspot.com

    Vivi respondeu:

    @Maíra Feldmann,

    Isso mesmo, Maíra. Muitos profissionais falam e é super verdade: a pele não esquece. Um pouquinho de sol hoje, mais um tantinho amanhã e é mancha e ruga sem dúvida nehuma.

    Bjubju!

  6. Renata disse:

    Eu faço exatamente isso. Hidratante que hidrata. Protetor que protege. E o resto a gente pode ficar super à vontade pra brincar e misturar, sem se preocupar com esses embolotamentos de produtos hehe

    Fora que aí eu posso ficar livre pra escolher produtos sérios pra cada função. Acho mais fácil e mais eficaz. Totalmente com você nessa sua opção. 🙂

    Vivi respondeu:

    @Renata,

    É o que estou praticando mesmo, Rê!

    Bejuuu!

  7. Marilia Alves disse:

    Vivi adorei a Maçaroca Facial. Mas como faço se todos os produtos tipo: Hidratante, protetor, base e etc e tal tem FPS?

    Vivi respondeu:

    @Marilia Alves,

    Uma opção é, na próxima compra, verificar se o produto que vc usa tem a opção sem o FPS. E sempre, na medida do possível, testar antes de comprar o produto com FPS, pra ver como ele vai se comportar com seus outros produtos. Tem que ir tentando hihihi…

    Bjuuu!

  8. Isabella Rabello disse:

    Vivi,
    Pra quem busca a máxima praticidade, ainda continuo fã dos BB Creams (apesar de não ter nenhum no momento, pois o meu queridinho acabou). Eles realmente hidratam, são uma base ótima e o que eu usava era FPS 40. Vou até ver se acho alguma oferta deles e coloco na Coluna da Bella.

    Bjs

    Vivi respondeu:

    @Isabella Rabello,

    Eu fui uma tonta, Bella! A unica vez que experimentei BB Cream não era o correto pra pele oleosa e acabei deixando pra lá. 🙁

    Se vc encontrar vou apostar!

    Bejuuu!

  9. Ana disse:

    Radiação de tela de computador também mancha a pele?

    Vivi respondeu:

    @Ana,

    Mancha, querida. Muito, muito, muito. Fiz um post no Papo de Beleza falando sobre isso, mas ele está fora do ar por problemas tecnicos e não consigo linkar agora. :S

    Bju!

  10. Dani disse:

    Ola!
    Eu uso protetor solar facial todos os dias fator 30. Se for usar base, passo por cima uma q contem fator 15! Mas nao uso apenas a base!!!
    Qdo eu tenho preguiça, passo a base spectra ban, q ja tem fator 35! e é muito boa! Apesar de ser um pouco oleosa, jogo um po translucido q a pele fica com aparecnia de matte!!!….

    Beijinhos
    http://www.belezaf5.com
    bf5shop.blogspot.com
    @belezaf5
    sorteio blush rosa catharine hill: http://bit.ly/g8K2QI
    Dani! =)

    Vivi respondeu:

    @Dani,

    Dani, FPS35 já é bloquador, aí é mais tranquilo 😉

    Beeiju!

    Pro sorteio, manda link no meu email, tá?

  11. oi Vivi!
    Concordo plenamente com vc.Moro em Manaus (Amazonas) e aqui esse negócio de fps 15 ou 20 é piada. Aqui, além de quente,é úmido então imagine como fica 2 horas depois do banho a cara de quem tem pele oleosa, como eu.é desgraça na certa!Mas sair de casa sem protetor, de 50 para cima, jamais!e quanto à pressa, dá pra dar um jeito. Dá pra sair de casa sem calcinha ou sutiã?pois é, é a mesma coisa com o protetor. Além do +, vc não precisa ficar na frente do espelho esperando os produtos secarem, enquanto cada coisa seca (tônico, hidratante, protetor, corretivo e/ou base), vou me vestido “às prestações”.
    Mais vale gastar 50 reais com um bom protetor q dar 1 000 reais para a dermato consertar o estrago depois, né?
    Bjus

    Vivi respondeu:

    @Monique Freire,

    Sem dúvida nenhuma, Monique. Bloqueador não é luxo é necessidade e deveriam, inclusive, diminuir a carga tributária sobre esses produtos.

    Também não fico parada, não. Vou alternando o rosto com o resto “da montação” kkkk

    Bjuuu!

  12. Letícia disse:

    Eu fiquei meio confusa com o post rs*. Pq assim usando hidratante+base+ protetor normalmente já fica uma coisa meio grosseira, independentemente se estes produtos tem FPS ou não. Pelo menos em mim, nunca fica tão bom, qto só passar a base. Tem gente (tipo eu *shame on me) que não tem disciplina pra usar protetor todo dia, então os produtos com protetor, ainda que de pqueno fator, são de alguma ajuda.
    Não consigo ver pq seria melhor usar produtos sem FPS + protetor do que produtos com FPS + protetor. Como vc disse, este produtos que ja vem com FPS não tem textura diferente, até pelo baixo fator, então não acho que são eles responsáveis pela massaroca, e sim o fato de estar passando vários produtos.

    Enfim, eu gostomuito da idéia de produtos multi uso! E eu tenho a pele que precisa de uma cobertura razoável pois tenho algumas manchinhas escuras. Tenho o spectra ban liquido, e apesar de meio oleoso, é um bom produto pros dias de preguiça. Se tivesse alguma coisa com a cobertura do spectra ban sem aquele aspecto molhado/oleoso eu provalvelmente usaria só ele no dia a dia.
    Enquanto isso eu tenho 450 bases, pós e corretivos e um protetor solar o Minesol Oil control FPS 30.

    Vivi respondeu:

    @Letícia,

    Ô, mô bem, deixa eu tentar ser mais clara, então. rs

    Assim, pra ficar grosseiro depente se a textura dos produtos é apropriada para o tipo de pele. Por exemplo, podem ser produtos super densos, mega hidratantes e tals, mas se for para uma pele européia ou canadense, super seca, o produto vai desaparacer em minutos.

    Já na nossa pele, que normalmente vai de mista pra oleosa, tudo precisa ser escolhido com muito cuidado, pra som final não virar um chantilly.

    A textura dos produtos com FPS baixo não faz diferença entre os outros produtos (tipo hidratante pra pele oleosa + sebo regulador + funcional contra rugas ou acne), SÓ QUE como não dá pra dispensar o FPS alto, o bloqueador, no final de tudo, acaba fazendo diferença.

    Mas o mais importante mesmo é não ter a ilusão de que FPS20 está ok. Abaixo de 30, todo FPS é FILTRO. E como filtro ele retém um pouco e deixa outro tanto passar. No dia a dia, ao longo dos anos, faz diferença.

    Antes não existia informação e praticamente ninguém ligava pra isso. Agora que temos acesso diário à novidades, a gente precisa colocar em prática, de alguma maneira, o que colhe dessas infos, né?

    O Spectraban eu gosto de usar, tipo, na praia ou piscina. Uma opção perfeita pro cotidiano é o Heliocare Oil Free. Tem ampla cobertura, tanto na cor como bloqueador e não precisa reaplicar, a não ser que vc lave o rosto ou use demaquilante.

    Beeeiju! Espero ter ajudado…

  13. Ninna disse:

    Gostei do post. Eu estou usando aquele da L’oreal, que hidrata, tem FPS 30 e uniformiza o tom da pele. Por enquanto está funcionando pra mim. Só tenho que passar um pó dpois pra não ficar brilhando. No mais ele resolve a minha vida de manhã. Sou bem morena, tipo a Juliana Paes (ai, me senti agora! rs) mas não dispenso o filtro 30. Bjs, Vivi!

  14. Letícia disse:

    Ajudou sim Vivi. Eu tenho é que me conscientizar da importância do protetor, pra uso diário mesmo faz pouco tempo que eu tenho usado. Sou nova ainda, 24 anos, mas ja tá na hora de começar a cuidar melhor da pele, pra daqui há alguns anos eu não ter que tentar remediar o estrago!
    =)

Deixe um comentário :D