Corpo

Gordura Localizada – Por que, por que, por quê???

 

Como se não bastasse a inconveniência da gordura simplesmente se depositar em nosso corpo sem ser convidada, muitas vezes essa hóspede se comporta como aquela sua parente distante e sem noção, que chega sem avisar para ficar uns dias e acaba se esparramando pela casa toda. Esparramando mesmo, tipo uma malinha no quarto, uma sacola de viagem no sofá e as calcinhas penduradas no box. É ou não o retrato da gordura localizada?

Assim é com a gordura localizada. Hóspede, porque depósito de gordura só é natural e desejável em Ursos que vão hibernar, né, amigas? Nós, humanos, estamos longe de precisar de estoques de gordura para sobrevivência, porque se tem uma coisa que fazemos muito – e fazemos bem – é encontrar alimento rapidamente.

Tem aí uma pegadinha, que provavelmente vocês já sentiram, literalmente, na pele: não precisa ter sobrepeso para ter áreas com gordura localizada. Ou seja, mesmo com o peso em dia e saudável, você não está livre dos pneuzinhos, provolones, panceps, pochetes e tudo que se projete de forma arredondada do relevo do corpitcho. Ai, tristeza.

Faz mal?
Não. Pra saúde física, vista isoladamente, a gordura localizada não vai matar ninguém – desgosto já é outra história…rs

Mas nem tudo é tão superficial. Existe, sim, uma região onde é preciso ficar atenta ao acúmulo de gordura. Justamente a zona crítica do panceps, a barriguinha.

Muito além da estética, a região abdominal é muito importante; ali se encontram orgãos vitais que podem SIM ser atingidos pelo excesso de gordura.

Estudos recentes demonstram que a circunferência abdominal está diretamente relacionada a riscos de desenvolvimento de inúmeras doenças ligadas ao metabolismo, como diabetes e resistência à insulina; assim como pressão alta e infarto. Tudo isso independente da idade e do peso da pessoa, apenas considerando o excesso de gordura abdominal!

Claro que não estamos falando daquela pochetinha simples, da gordurinha que se instala perto do umbigo e não te abandona nem por Decreto. Mas sobrepeso, mesmo que aparentemente inocente, quando localizado nessa região específica pode trazer problemas sérios para a saúde.

Combate
O que vocês já sabem é que o combate ao acúmulo de gordura é feito de forma sistêmica. Exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana, em ritmo contínuo de 30 minutos (no mínimo) é o primeiro passo em direção à saude e bem estar. Além disso, um cardápio equilibrado, que não precisa se restringir à alimentação de coelhos, mas que priorize alimentos com alto valor nutritivo e de fibras, em várias e pequenas porções, distribuídas ao longo do dia, também é parte essencial do processo.

Isso permite que nossa alimentação seja variada, sem restrições absolutas que tiram o prazer de comer. Tudo pode, basta vigiar a quantidade e jogar o sedentarismo no lixo. Acreditem, quando optamos por nos exercitar, um novo mundo de possibilidades gastronômicas se abre, sem culpa.

Mas gordura localizada não tem esse nome à toa. Podem ver nos comentários; mesmo quem virou a mesa e mudou os hábitos de vida, perdeu peso e está treinando mooito também sofre com pontos específicos onde a gordura teima em se instalar.

Para isso existem as táticas de guerra, gatas!

O ataque ao acúmulo resistente é objetivo, focado. Se existe um amontoado de células adiposas que resistiram a tudo, é hora de “tirá-las com a mão”.

Não vou entrar no mérito de Lipoaspiração, certo? É uma alternativa, claro, mas está na categoria mais radical, que envolve riscos de cirurgia. Se você considera essa saída, encontre um bom profissional médico qualificado para esse tipo de procedimento cirúrgico e converse com ele sobre os riscos e benefícios.

Nossa abordagem é ofensiva, porém no campo de procedimentos estéticos menos invasivos.

Mesoterapia
Áreas pequenas e bem delimitadas normalmente apresentam ótimos resultados quando atacadas por combo de enzimas lipolíticas + tratamentos que melhorem a superfície da pele. Esse tipo de substância age nas células de gordura (adiposas) encolhendo-as, eliminando a gordura de dentro delas, que depois é expelida pela urina.

A região é tratada com pequenas e multiplas injeções e não há necessidade de anestesia ou sedação, já que a agulha é minúscula e finíssima e você sai do consultório e pode retomar sua rotina normal. O número de sessões assim como o valor do pacote completo é definido na avaliação feita pelo profissional médico (dermato ou cirurgião plástico), sempre.

Laser, Radiofrequência e Ultrassom
Não é magia, é tecnologia. Vocês não tem idéia do que os novos aparelhos são capazes de fazer, com muito menos visitas ao cosultório.

Não é nenhuma novidade o uso de laser e ultrassom em estética. O que mudou foi a eficiência dos tratamentos, que não fazem mais com que a cliente seja uma escrava do consultório, com necessidade de múltiplas visitas semanais para esculpir os contornos corporais.

Esses são alguns dos aparelhos mais modernos já presentes em consultórios brasileiros:

VelaShape – associa laser infravermelho de baixa potência, radiofrequência bipolar e sistema de sucção, que mobiliza o tecido, reduzindo a aparência da celulite. Age destruindo os nódulos de gordura, diminuindo a fibrose e ativando a circulação local. Serve para tratar celulite de graus 1, 2 e 3.

Smooth Shapes -combina laser de diodo de 915 nm para quebrar as células de gordura e desfazer as fibroses entre os adipócitos; laser de diodo de 650 nm – luz de baixa potência que age na estimulação da produção de colágeno – e endermologia.

Triactive – laser de diodo de baixa frequência que quebra a gordura que forma depressões na pele. É feita uma massagem circular para abrir os gânglios linfáticos das regiões axilar e pubiana e drenagem linfática com uma ponteira resfriada, para eliminar as toxinas. As três funções juntas podem até eliminar a celulite de graus leves (I e II) e reduzir as de grau mais intenso (III e IV).

In Shape – massagem mecânica com rolos + radiofrequência + sucção a vácuo + laser de 940 nm que promove a produção de colágeno, retração das fibras colágenas e elásticas e aumento na vascularização.

PowerShape – laser de diodo de 650 nm, radiofrequência bipolar e sucção a vácuo. Reduzir gordura e a celulite, aumenta a produção de colágeno e retrai a pele.

Titan – energia luminosa que produz aquecimento profundo da pele de forma contínua. Provoca a contração da fibra colágena e incentiva a produção de novas fibras.

SpaShape – ultrassom de alta intensidade associado ao laser de diodo de 635 nm. Múltiplos pontos de ultrassom disparados ao mesmo tempo, fazendo que a sessão dure apenas 40 minutos, com resultados superiores aos aparelhos antigos. O laser de diodo de 635 nm aumenta o metabolismo local, acelera a circulação linfática e aumenta a permeabilidade da membrana celular, facilitando o processo de destruição celular.

Reaction – estimula a contração imediata das fibras de colágeno e a formação de novo colágeno para melhorar a firmeza da pele (inclusive na face, para redução das rugas).O aquecimento da camada de gordura subcutânea produz fibras de colágeno que reforçam a derme frente a invasão dos adipócios e estimula a lipólise para diminuir o volume das células de gordura além de intensificar a circulação sanguinea em toda área tratada. Seu modo multicanal gera uma resposta térmica mais forte e mais localizada.A combinação de frequências múltiplas e a terapia de vácuo intensifica o tratamento e facilita uma maior penetração no tecido, promovendo um tratamento efetivo para celulite, redução da circunferência e flacidez ao mesmo tempo.

Exija acompanhamento médico
Sempre, seja qual for sua necessidade e opção de tratamento, se você quer resultados realistas e um retorno positivo do seu investimento, exija acompanhamento médico.

Então prestenção:
Consulta de avaliação e diagnóstico, assim como definição das melhores opções para atender seus anseios só podem ser feitos por um profissional licenciado para isso.

Não caia na tentação de ofertas (são muitas!) de tratamentos com descontos que até oferecem o acompanhamento profissional, quando, na realidade, a cliente nunca chega a estar frente a frente com um; numa sucessão de remarcações e desculpas esfarrapadas. Nesse sentido os Clubes de Descontos podem oferecer riscos, tanto a sua integridade física quanto a possibilidade de comprar gato por lebre. Fique super atenta aos depoimentos de quem já fez uso dos serviços que você pretende contratar. Não se iluda com promessas miraculosas e, sempre, sempre, sempre, consulte um profissional de sua confiança.

*as descrições de alguns equipamentos foram consultados na revista Corpo a Corpo.

6 comentários

  1. Mel Salvi disse:

    Vivi,

    Engordei mais 30kg nos últimos 7 anos e em janeiro por problemas de saúde fui para o endocrinologista. O maior puxão de orelha que tomei foi o fato de eu me alimentar somente no café e almoço. Isso é a maior causa gordura abdominal.

    Só para não deixar a história no meio: já emagreci 10kg sem esforço com reeducação alimentar comendo a cada 3 horas. #ficaadica

    bjks
    Mel

    Vivi respondeu:

    @Mel Salvi,

    Pior que é isso mesmo, Mel: quando maior o intervalo entre as refeições maior é a probabilidade de acumular peso! Nada de passar fome – uhu, adoro!

    Parabéns pelos quilos já eliminados e sucesso na batalha!

    Beeijooo!

  2. Ge disse:

    Não quero nem ler.. Afinal to de dieta por causa d “uns” quilinhos q me aaamaaamm..!! Pura gostosura.. #not!

    Vivi respondeu:

    @Ge,

    Sei bem como é, Ge. Tem uns que não abandonam a gente, néam rsrsrs

    Bju!

  3. Lili disse:

    Como é difícil se livrar dessas gordurinhas, né? Eu sempre fiz exercícios regularmente e cuidava da dieta, mas após a gravidez e uns problemas emocionais dei uma descuidada. Quando fui ver, era tarde. Peguei firme de novo, mas as gordurinhas ficavam ali. Recorri a uma minilipo na Master Health ano passado e fiquei satisfeita com o resultado. Acho que tudo é válido para se sentir bem, com responsabilidade e sem descuidar da saúde, claro. Lição aprendida!

  4. Laisa disse:

    Ouvi falar muito bem da clínica Master Health. Queria obter mais algumas informações. Grata.

Deixe um comentário :D