Moda

Meia-calça Transparente: Yay ou Nay?

 

Meia-calça transparente é uma coisa que estava tão distante da realidade de quem gosta pelo menos um pouquinho de se manter a par do que rola na moda que não foi de estranhar o susto coletivo provocado pelo protocolo seguido pela Duquesa de Cambridge, a já popular Kate Middleton. Ela usa meia-calças transparentes cor da pele (nude stockings) em qualquer look onde apareça um pedacinho/pedação de suas pernocas Reais.

Meia-calça cor da pele era item obrigatório no guarda roupa da minha mãe. Quer dizer, décadas atrás esse post que escrevo hoje não faria o menor sentido, já que era natural que praticamente toda mulher urbana usasse meias de nylon (surgidas na década de 40). As riquíssimas usavam de seda. Elas serviam para dar um ar asseado e respeitoso a looks que deixavam parte das pernas de fora.

Hoje, quando carne exposta – independente da linhagem social – já não choca ninguém, o que chama atenção são as meias da Duquesa.

Dizem que Kate as usa justamente por conta do código de vestuário Real, que além de um pendor para o rococó um tantinho duvidoso, aconselha que todo o corpo esteja ‘coberto’ em aparições públicas. E meia-calça cor da pele cumpre esse papel divinamente, como um band aid – mesmo que a intenção seja ‘disfarçar’, o simples uso grita que tem algo ali…

Particularmente eu não gosto de meia-calça nude. Acho que a proposta da peça é um pouco hipócrita, no sentido mais leve da palavra. Algo como ‘vou mostrar as pernas, mas de forma velada e melhorada. Escondo possíveis vazinhos e ausência de bronzeado e assim o mundo tem uma visão mais bonita, no lugar da minha imperfeição natural’.

((ATENÇÃO para o uso da palavra hipocrisia na frase. Quis dizer que a meia cor de pele serviria para embelezar a perna como um sinal protocolar de apresentação; principalmente porque o item faz parte de muitos uniformes e códigos de vestimenta institucionais ‘Se é para mostrar a perna ela precisa ser uma perna dentro do padrão X’.

Em relação a usarmos maquiagem para parecermos mais bonitas, não é uma questão imposta. Usamos porque queremos, nos pontos que queremos camuflar por nossa vontade. A bem da verdade, a melhor maquiagem é a que ressalta a beleza. A idéia de camuflar é neura moderna aquirida por nós ao longo do tempo, que expressamos em maior ou menor grau))

Cor da pele não gosto. Acho que temos direito de exibir as pernas como elas são, independente da idade e do bronze; levando em consideração apenas o bom senso para adequar comprimento à ocasiões e só. Isso sem mencionar o calor tropical.

A questão é: com a popularização da peça usada por Kate, as meias antes esquecidas agora estão sumindo das prateleiras no Reino Unido e o mundo fashion ensaia um burburinho de sim ou não para o assunto.

E vocês, o que acham do look meia de compressão: yay ou nay?

37 comentários

  1. juliana ardini disse:

    Vivi, achei que a palavra hipocrisia não foi bem colocada, mas só por conta da sua descrição de porque seria hipocrisia…afinal, é isso que a gente faz todo dia quando usa um corretivozinho pra esconder uma espinha, um pó pra não ficar tão oleosa…são disfarces válidos.

    Quanto à meia, acho quente e piniquento! não faz tanta diferença assim na roupa…não usara.

    beijos!

    Vivi respondeu:

    @juliana ardini,

    Ju, até modifiquei o texto no post, porque palavra escrita tem essas armadilhas, né? rrs

    Até pouquíssimo tempo atrás, não tinha essa de corretivo fora de fotografia editorial. De repente a possibilidade se popularizou e acabamos gostando muito da idéia na vida real, mas é uma escolha, ainda que baseada num desejo irreal de mostrar ‘perfeição’, uma vontade de embelezar.

    Acho a ‘meia hipócrita’ em uniforme, por exemplo. Mas só porque impõe o padrão.

    Se fosse assim eu não seria fã de autobrnzeador, que a-mo! rsrsrsrs

    Bjooo!

  2. Marcela disse:

    Pra mim é não, mas porque não consigo mesmo usar meia calça…me dá coceira, uma aflição, sei lá. Mesmo no inverno eu sofro usando calça jeans (que odeio) só pra não ter que usar essas coisas grudadas em mim.

    MAs acho um tanto quanto hipócrita dizer que meia calça cobre pequenas e aceitáveis imperfeições, que deveríamos ter o direito de exibir nossas pernas como são quando quase nenhuma mulher admite sair sem maquiagem hoje em dia.

    Acho melhor aceitar que sim, todos tem o direito de exibir o que quiser, quando quiser (guardados os limites do atentado ao pudor), só precisamos lidar com as críticas que vem junto. Todo mundo quer sair com pernas de fora e suas marcas de mordidas de mosquito? Beleza, só não vão pra terapia e se encher de antidepressivos porque meio mundo fala que suas pernas não são as da Gisele. A gente tem que se aceitar antes de exigir que o mundo faça o mesmo.

    E sobre o decoro da família real. Eu gosto de ver que em algum lugar do mundo algumas tradições são mantidas, até porque ela nem é obrigada a andar de burca!! E convenhamos que uma princesa de bunda de fora não é bonito.

    Bjuss

    Vivi respondeu:

    @Marcela,

    Mesma coisa que disse pra Ju ali em cima, Marcela 😉

    Quis dizer hipocrisia no sentido de padrão de beleza (imposto e aceito). O exemplo que você citou é ótimo, da picada de mosquito. Quer ver minha perna, tem que aceitar as picadas rsrsrs Eu aceito e exibo as minhas. 😉 Que aliás são brancas, mooooito brancas.

    Acho bonito o conceito de elegância natural, essa que vem da educação e é mesmo fruto de decoro (que anda fora de moda).

    Bunda de fora é over em qualquer um, independente da hierarquia – se bem que algumas pessoas acham que a temperatura justifica tudo.

    Beijooo!

  3. Mariana disse:

    Para mim, acabaram se tornando indispensáveis, pois preciso esconder as marcas da psoríase nas pernas… Não acho muito lindo, não, mas algumas vezes não tenho escolha!

    Vivi respondeu:

    @Mariana,

    Poxa, que chato, Mari. Entendo que você prefira esconder, afinal, a curiosidade das pessoas é uma coisa difícil de lidar mesmo…

    Beiju!

  4. Virginia disse:

    Nay!! Acho feio, antiquado e desnecessário (se a pessoa não tem algo mais sério nas pernas e quer esconder), e tb acho hipócrita esse código de vestimenta institucional, afinal, o que tem de mais a perna sem a meia, é a mesma q se vê com a meia, não é? Bjoss

    Vivi respondeu:

    @Virginia,

    Eu acho que fica meio perna de boneca 😛

    Bjooo!

  5. Celina Alves disse:

    Nossa! como eu usei meia-calça transparente na minha vida! Praticamente todos os dias quando trabalhava em escritório, mas naquela época era comum, como vc citou a sua mãe. Hoje eu adoro meia-calça com cor, não teria problema nenhum em voltar usar a transparente, acho que dá uma segurada na flacidez rsrs
    BjoBjo;)

    Vivi respondeu:

    @Celina Alves,

    Também já usei moooito, Celina, eu fazia ballet rsrsrsrs

    Hoje gosto das coloridas e com textura, porque são praticamente um acessório pra complementar o visú.

    Bjooo!

  6. Mel Salvi disse:

    Vivi,
    Eu sempre usei (nunca com brilho pq me lembra Dancing Days). Quando trabalho em escritório com o ar congelando coloco até por baixo da calça.
    bjks
    Mel

    Vivi respondeu:

    @Mel Salvi,

    E você viu que nesse último inverno até apareceram algumas com lurex, no maior clima Dancing Days? Acho que vale como complemento.

    Tb uso meia pra ficar quentinha, as no meu caso é de algodão, preta. Hororosa, por sinal kkkkkkkk

    Bejuuuuu!

  7. Cristiane disse:

    Geralmente uso meia-calça a noite quando saio com um vestido curto. Sinto-me mais confortável para esconder alguns defeitinhos, por exemplo quando a depilação não está boa. Ela ameniza da mesma forma que você falou da maquiagem. Foi uma boa analogia.
    Não acho feio nem brega ou fora de moda. Sem contar que em regiões com certo ventinho ajuda a dar uma cortada quando se sai com as pernas de fora.

    Vivi respondeu:

    @Cristiane,

    Sabe qual eu gosto pra essas ocasiões? A arrastão fechadinha e cor da pele! Mas é meio chata de encontrar. Meu lado perua a-ma!

    Bjooo!

  8. Raquel Farias disse:

    Talvez não tenha muito a ver o que vou comentar, mas é relacionado ao assunto. Isso também não é, em nenhum momento, alguma crítica ao post ou especificamente a Vivi. É mais um desabafo mesmo!

    Bem, acredito que deveríamos parar de se incomodar com o que os outros usam. Se para nós tá na moda ou não, se é feio ou não, cafona ou sei lá o quê, isso não quer dizer que o outro não possa andar por aí como quiser, sem receber especulação ou crítica. Aliás, quem está vestido de tal maneira, e supostamente sendo ridículo, é a outra pessoa e não a gente, então por que achar ruim?
    Claro, confesso que algumas coisas realmente são berrantes, imorais e egocêntricas demais. Daí há de se ter bom senso e autocrítica. Porém, deveríamos parar (principalmente no Brasil) de ficar criticando coisas insignificantes, como por exemplo: meia-calça cor da pele. Sei que cada um tem o direito de expressar seu pensamento, mas isso não nos dá direito de ofender ao outro (mesmo que sem intenção) e dar palpite na vida alheia, ainda mais sem razão.

    Por que falo isso? Bom veja esse exemplo, muitas pessoas sofrem de problemas de pele e infelizmente alguns são incuráveis e apenas passíveis de tratamento. Olheiras hereditárias, foliculite, acne incontrolável e coisas do tipo não são motivo de orgulho e que alguém queira ter e exibir por aí. Então, ora bolas, deixem as pessoas em paz. Deixem-nas usarem os “artifícios” que puderem para sentirem-se mais a vontade. Infelizmente, o ser humano é um “bicho” crítico, incompreensível e beem maldoso e por isso, muitas vezes, é melhor tentar esconder algumas imperfeições pra não ser interpretado como “desleixado” e outros adjetivos nada agradáveis.

    Certas coisas, como essa da meia, deveriam sair do foco dos “críticos de moda” e/ou “ditadores de opinião” e parar de serem caracterizadas como “feio, cafona e afins”, pois há pessoas (como uma leitora acima citou) que necessitam usá-las como uma alternativa para algum problema visível. Assim como o corretivo está para as olheiras e é beeem mais aceitável, a meia-calça deveria estar para pernas, sem problema algum. E não só o caso da meia-calça nude, não… falo no geral.

    Claro, eu entendo que algumas vezes muitas de nós, na tentativa de amenizar alguma coisa, findamos é chamando mais atenção para o problema. Então, nesse caso, um amigo é que deveria ACONSELHAR… mas daí alguém, nada a ver, tornar isso como alvo e ridicularizar, ainda que “na boa”, é algo extremamente invasivo, desrespeitoso e, desculpe a palavra, idiota!

    Mais uma vez reforço que não me refiro ao post – até porque entendi o que a Vivi quis dizer – mas a essa nossa mania ridícula de querer ditar moda, fazer piada e opinar em coisas que não nos dizem respeito e não afeta em nada nossa vida.

    Vivi respondeu:

    @Raquel Farias,

    Tem tudo a ver, Raquel. Seu desabafo faz parte de um movimento que vem crescendo ainda bem – que é o das pessoas cansadas de receber ordens da Moda. Pode ver que cada dia o que vale mais é o estilo próprio e não regrinha ditada.

    Fico feliz por você ter percebido que o post não era sobre isso; sobre pode ou não, mas uma troca de opiniões sobre um hábito que já foi super comum e hoje é visto com um misto de estranhesa e adesão em massa (rsrs)

    O espaço é pra isso, pra gente conversar e levar o assunto para discussões mais amplas, de comportamento dentro desse nosso mundo tão cheio de detalhes.

    Bjuuuu!

  9. maria alice disse:

    vim parar aqui pelo Makeupalooza
    eu uso, mas porque aqui no sul é frio.. e eu não “me aguento” com as pernas de fora as 6:30 da manhã pra pegar onibus. quando chega por volta de meio dia eu tiro, depois quando volto para casa e esfria de novo (sim, temos as 4 estações do ano em um dia em Florianópolis) eu coloco novamente! não acho feio. aliás, na minha sala de aula (faculdade publica de Direito) a maioria das meninas usa sem problema.. e quem nao usa fica com as coxas roxas (de frio!) hahaha
    bjos!!

    Vivi respondeu:

    @maria alice,

    É o mesmo caso da polaina Maria Alice! No inverno, quando era modinha aqui no sudeste (e em outras partes do mundo), várias meninas do Sul disseram que usam habitualmente, á muito tempo. 😉

    Beeeijo!

  10. Priscilla Santos disse:

    Adoro meia calça nude!!!!!!
    Uso nude, preta de todas as cores, decoradas.
    Penso q dá mesma forma q passo um corretivo pra disfarçar as minhas olheiras posso muito bem disfarçar um problema q não me deixa a vontade.
    Uso tb pq acho BONITO, as vezes não tenho de disfarçar nada.
    E viva a Liberdade!!!!
    Acho q vc deveria experimentar, rs.
    Bjs

    Vivi respondeu:

    @Priscilla Santos,

    Pri, mas eu já usei mooooooito, amiga! Não só cor da pele (que nunca era da cor da minha pele de vrade kkkk), como também a ‘medonha’ meia branca. Usei muito mesmo!

    Hoje não uso porque acabo escolhendo outras opções, porque esse é o grande barato da variedade, né. Tem pra todo mundo.

    Bjooo!

  11. Aline disse:

    Não vejo problema nenhum em usar meia calça. Sempre uso quando estou vestida mais socialmente, e acho que ajuda muito a fazer o calçado encaixar no pé. Calço número 39, e quase sempre os sapatos me doem os pés, a meia dá uma aliviada. Não acho feio…e também não entendi a preocupação com o assunto, tem muita coisa pior na moda e a princesa é super elegante…

    Vivi respondeu:

    @Aline,

    Não é preocupação, Aline, só observação e comentário sobre um comportamento dentro da dinâmica de moda/estilo. Sobre como as coisas vão e voltam e são vistas de modo diferente, apesar da mesma função.

    Só uma conversa, mesmo. 😉

    Bjooo!

  12. Juliana Noronha disse:

    Vivi, não é de hoje que eu reparo que a duquesa costuma usar meia calça beeemmm transparente. Posso te falar? Adoro!
    Faz tempo que eu tento descobrir a marca das meia usadas por ela e por outras..são perfeitas, quase não aparecem na pele. Ouvi dizer que são de uma marca européia e que aliás, há excelente meias italianas que são discretíssimas, as mais finas fabricadas.
    Só não conseguiria usá-las em dias muito quentes..nos demais, usaria sem problemas.
    Beijos!

  13. Carla disse:

    Show de post, Vivi! Parabéns e obrigada por trazer um pouco de lucidez a esse mundo cibernético!

    Bjus

  14. Ana Cristina disse:

    Nossa, nunca percebi que ela usa meias! Se o objetivo é esse , ela está de parabéns =)
    Acho muito interessante o código de vestimenta deles, é uma boa forma de manter um alto padrão de elegância e evitar que as princesas mais “mudernas” saiam do controle!
    Bjs!

  15. Paula Meyer disse:

    A coisa mais comum do mundo são as inglesas usarem meia transparente. Pra elas acho super válido, afinal de contas a perna fica SIM mais bonita e ainda se protegem do frio (quando leve). Pra nós, principalmente mais ao norte do Brasil, acho desconfortável.

  16. Claudia disse:

    Independente de codigo de vestimenta, que são sempre chatos, acho a meia nude bem legal, principalmente para quem tem a pele não tão jovem… porque disfarça as imperfeiçoes e acho que fica bonito sim!
    Como alguem ja disse, não e um item confortavel de se usar no calor dos tropicos, mas eventualmente rolaria.
    Isso se existisse meia nude por aqui! A famigerada “cor de pele” fica marrom ou laranja em mim, que sou mais branca do que a duquesa.

  17. Vera disse:

    Oi Vivi!

    Nossa, meia nude havia saído de moda? Nem sabia! Não me ligo mto nesses detalhes e nem que a duquesa usava, para mim é normal, algo formal.
    Prefiro as pretas, mas se é um evento social, uso sim, acho que fica fino, pois para mim, nesses casos, a pele nua fica deselegante, mas tem que tomar o maior cuidado com a cor, textura e brilho para não ficar tão artificial e também não usar com peep toe, pois o efeito dos dedos cobertos com meia aparecendo fica uó.
    Outro ponto a favor é o caimento da roupa, que desliza melhor com a meia calça e também ajuda a calçar melhor o sapato, principalmente aquele que pega no tornozelo, aí ela é imbatível.

    Bjóks,

    Vera

  18. Lis Tavares disse:

    Momento reflexão Vivi. Nunca parei nelas sabe? São as mesmas que a Beyoncé usa? De verdade nunc aprestei atenção nas pernas da duquesa, eu acho que é válido, não com essa ideia de estar coberto, por que realmente soa falso, mas usar por ser legal, sei lá de repente, eu usaria sim.
    Beijocas (Lis agora com foto rsrs)

  19. Tati disse:

    Tem que considerar tbm que a qualidade das meias importadas é diferente das daqui. Não é preconceito nem nada da minha parte, mas eu tenho meia-calça nude comprada no Brasil e na França e, sério, são bem diferentes! A que veio da França é bem mais fina, fica imperceptível quando uso. Tipo as da Kate, é uma foto ou outra que a gente percebe a meia (e imagino que seja por causa de flash). Eu uso em várias ocasiões pq deixa a perna muito mais bonita. Pena que as daqui deixem com cara de “estou de meia-calça”…
    Beijos

  20. Jéssica Viana disse:

    Acredita que nem tinha percebido que a duquesa usava meia-calça?! haha
    Mas não gosto da ideia! Imagina, no verão é tão quente, que meia-calça só ia esquentar mais ainda … e no inverno a gente usa meia-calça preta! hahaha

    Apesar que essa transparente disfarça manchinhas, veias … acho que vai de cada um usar ou não, o que ficar melhor para a pessoa! (:

    beeijo lindona!

  21. Sou total adepta da meia-calça fio 15/20! Amo! E nem é para esconder nada, porque as danadas são tão finas que acho que nem servem para esse propósito, como uma fio 30 por exemplo. Uso porque sou de Curitiba e sempre rola um ventinho frio, e ficar com pena alvoroçada e roxa de frio é pior do que uma inocente meia-calça! Mas se morasse num lugar quente acho que seria um item dispensável!

    Kisses

  22. Luiza disse:

    Eu uso. E porque quero, não no trabalho. Coloco quando quero usar vestidos ou saias e, mesmo com sol, o dia está mais frio. Comprei com essa finalidade, aliás. Não fosse o leve brilho que ela tem no sol, ninguém desconfiaria que estou usando meia-calça, porque ela é praticamente transparente. Não acho nem bonito nem feio, na verdade. Não faz diferença nenhuma.
    E pra quem acha que não existe aqui ou que as que existem são de qualidade duvidosa, recomendo conferirem a linha invisível da Loba (Lupo).

  23. camis disse:

    acho o uso da meia calça tão natural que não vejo muito sentido em discutir isso… mas assim:

    quando eu uso meia calça natural? quando está frio por baixo da calça e quando tenho uma festa e estou toda de social… dificilmente uso saia ou vestido no inverno para trabalhar…

    quando não uso? quando está calor… rs

    Acho que elegância não tem nada a ver com usar ou não usar uma determinada coisa, mas sim saber usar cada coisa na sua hora e do jeito que faça você se sentir bem…

    beijosss

  24. Beatriz disse:

    Ainda se usam aquelas meias super quentes?

    Vivi respondeu:

    Pelo jeito ainda é bem comum 🙂

  25. SONIA MENEZES disse:

    gostaria de saber como e onde comprar as meias de compressão yay ou nay

Deixe um comentário :D