beleza

Saúde da Pele News

 

Lembram da Campanha pela Saúde da Pele, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (post aqui)?

Então, a ação está a todo vapor e já que o verão chegou causando na semana passada, nada melhor do que acompanhar as ótimas matérias – cheias de dicas e alertas – elaboradas por quem entende moooito do assunto, não é?

Verão com Saúde

No verão, a incidência de raios solares aumenta, o que impacta na saúde da pele e do corpo. Dra. Eliandre destaca que os cuidados com a pele precisam ser diários, e não se restringem aos momentos de lazer, de praia ou de piscina. Confira algumas recomendações da especialista para curtir o verão com mais saúde:

– Não se exceda na exposição ao sol. O mais seguro é expor-se gradualmente, por períodos de 20 a 30 minutos no máximo. Evite o horário das 9h às 16h, quando os raios UV são mais fortes.

– O uso diário de protetor solar no corpo e no rosto é obrigatório. No verão, é preciso aumentar o FPS (Fator de Proteção Solar) do produto. Peles claras precisam de FPS 30, enquanto nas peles negras apenas o FPS 15 é eficaz. “Como o brasileiro tem biótipos diversificados, quanto maior o FPS, maior a segurança”, esclarece o médico.

– Os filtros solares podem ser em gel, creme, spray ou loção, conforme o tipo de pele e a região do corpo. Procure um dermatologista para saber qual é mais adequado para você.

– Só o filtro solar não basta. Complemente a proteção com óculos de sol, chapéus e roupas apropriadas. Já existem no mercado roupas e acessórios especiais, que protegem contra a radiação UV.

– O verão exige hidratação extra. Hidrate a pele todos os dias, após o banho e à noite. A ingestão diária de no mínimo dois litros de água, sucos ou chás também ajuda a manter a pele hidratada e contribui para o bom funcionamento do metabolismo celular do organismo.

– Para evitar o ressecamento e a descamação da pele após a exposição ao sol, aposte nos hidratantes pós-sol, que também têm efeito calmante da pele.

– Banhos quentes prejudicam a camada manto-lipídica da pele e podem provocar ressecamento, descamação e coceiras. O ideal é tomar um banho morno ou frio, sem o uso de buchas, que também pode provocar irritação e descamação.

– Dieta balanceada faz bem ao corpo e ajuda a manter a pele saudável. Além disso, alguns alimentos ricos em betacaroteno ajudam a manter a cor do verão por mais tempo: São ele cenoura, mamão, manga, melão, abóbora, laranja e as folhas verdes, como salsa, repolho, couve, espinafre e agrião. Mas cuidado o sumo de frutas cítricas. Em contato com a pele, podem causar queimaduras. Se após lidar com frutas cítricas você for se expor ao sol, ocorrer exposição solar, lave bem as mãos depois de manuseá-las.

– Criança também precisa se proteger do sol. A partir dos seis meses, os pequenos devem usar filtros solares físicos, que não são absorvidos pela pele e criam uma barreira protetora. As gestantes também devem usar o filtro solar regularmente, para proteger a pele e evitar o surgimento de manchas típicas da gravidez.

Reprodução: Fonte

Leia mais:

Manchas, o perigo do verão

Campanha pela Saúde da Pele vai à Riviera de São Lourenço

Hotsite da Campanha Pela Saúde da Pele Bombando! – graças a vocês  😉

Cigarro aumenta o risco de câncer de pele, diz estudo

Façam a análise de pele AQUI ! É rápido e você recebe um manual de cuidados em seu email.

SBCD no Facebook
@sbcderm

2 comentários

  1. Oi Vivi, tudo bem? Tenho uma dúvida sobre o cleaning and polishing tool
    da Sigma que vc fez resenha no seu blog.
    Queria saber como se retira a escovinha do aparelho???, já tentei mil coisas
    mas não sai e como o aparelho é frágil fico com medo de quebrar.

    Desculpe o incomodo.
    bjus
    Priscila

    Vivi respondeu:

    @Priscila Rodrigues,

    Pri, a escovinha é encaixada. Você segura nas laterais, bem firme, e puxa pra frente. Não precisa girar nem nada, só segurar e puxar pra frente. 🙂

    Bejkinha!

Deixe um comentário :D