beleza

Mito: Fixador de Perfume

 

Da série seria bom se fosse verdade…

Só que a realidade é outra: não existe fixador em perfumes.

Vocês provavelmente já ouviram (e ainda ouvem) coisas como “o perfume X não presta, porque não tem fixador” ou “perfume nacional (ou perfume barato) não vale a pena porque têm pouco fixador”. Pois ao contrário do que dizem, não existe a substância tal, capaz de prender um aroma sobre a pele, por mais tempo.

Vamos por partes
Esse tempo de permanência sobre a pele depende de algumas coisas bem diferentes, como:

a) a concentração das essências que compõem a fragrância, além da sua qualidade, origem e forma como foram obtidas.

b) a dinâmica reativa entre perfume e pele de cada pessoa.

Água e alcool são os veículos que, junto com as notas, compõem uma fragrância. O tempo que o perfume vai ficar ativo na sua pele depende de vários fatores: a qualidade e quantidade de matéria prima utilizada; a temperatura do corpo e as reações químicas naturais que ocorrem entre perfume e transpiração, que variam entre as pessoas, de acordo com a composição de seu suor.

Colônia ou Perfume
Já reparou que um mesmo produto muitas vezes está disponível em várias opções de preços? Você já vai entender porque não é só uma questão de quantidade e como é importante prestar bastante atenção aos detalhes, como aquelas siglas EDP; EDT…

O que define a classificação de uma fragrância é a concentração das essências, que varia entre 3 e 35%, sendo o parfum o mais concentrado. As colônias são mais leves e altamente voláteis (evaporam), com concentrações mais baixas e por isso têm fixação menor.

A classificação comercial oficial é assim, em concentração decrescente:

Perfume/Parfum – o mais concentrado em essências, entre 20%-30%

Água de Perfume/Eau de Parfum/EDP – tem concentração mais baixa, entre 15%-20%

Água de Toalete/Eau de Toilette/EDT – tem seu buquê modificado para ressaltar as notas frescas, aquelas de saída rápida, com concentração entre 5%-15%

Água de Colônia/Eau de Cologne/EDC – tem a base da pirâmide bem simples, dando ênfase à sensação de frescor, acentuando as notas de saída, com concentração entre 3%-5%

Colônia Desodorante/ Deo Colônia/Splash – o chamado banho de cheiro, uma água com concentração de apenas 3% de essências.

Pirâmide Olfativa

Topo ou Notas de Saída: são os acordes que chegam primeiro ao nosso nariz, assim que aplicamos a fragrância. Essas costumam ser as notas mais frescas e evaporam rapidamente.

Notas de coração: aqui ficam as principais notas de um perfume, aquelas que trazem sua característica principal e perduram um pouco mais antes de desaparecer.

Base ou notas de fundo: são mais intensas e as últimas a evaporar (até 12 horas!). São elas que deixam aquele cheirinho nas roupas… Por isso é importante que elas sejam agradáveis ao seu olfato.

Matérias primas x preço
Tudo tem seu preço e a matéria prima é um dos fatores decisivos dessa equação (muito mais importante do que a grife em si). A concentração sempre será um fator determinante do custo de uma fragrância.

Uma essência é resultado da extração e concentração de determinada nota. Atualmente estão catalogada aproximadamente 1500 essências naturais e 4500 sintéticas, para o uso em perfumaria. Em um só perfume podemos encontrar, fácil, até 100 notas diferentes, entre as mais comuns até raríssimas, como flores exóticas ou resinas do fundo do mar.

Entender essas diferenças muda completamente nossa decisão de compra. Sabendo que uma Deo Colônia é bem mais em conta, porém não foi concebida para durar na pele, a gente evita frustrações em relação ao produto. Sabemos que aquele cheirinho vai precisar de um reforço depois de algumas horas.

Por outro lado, ajuda a entender (mas não justificar) os valores assustadores de alguns Parfums, cujo frasquinho minúsculo equivale a um pequeno tesouro Inca.

Olha que legal
Atualmente, graças à tecnologia, é possível replicar praticamente qualquer aroma, por isso o uso de essências animais foi relegado ao esquecimento (já ouviu as histórias horríveis sobre extração de musk?). Então pode usar seu perfuminho tranquila, porque as essências sintéticas retiraram o fator crueldade dos nossos frascos!

22 comentários

  1. Gostei, porem como justificar o uso do "eugenol" como fixador???

    Vivi Pop Topic respondeu:

    Onde você viu isso, Manoel? Provavelmente é apenas uma nota da fragrância…

  2. Welison Souza disse:

    O máximo!!! Esclareceu bem minhas dúvidas com relação a perfums.

  3. Eugenol? Isso é óleo de cravo, não vi relação nenhuma do eugenol com perfumes.

    Vivi Pop Topic respondeu:

    Provavelmente é uma das notas da fragrância e a pessoa confundiu com "fixador", Welbson.

  4. Carol Josie disse:

    Interessante!

  5. Carol Josie disse:

    Nao existe fixador em perfumes isso é um mito! Fica a Dica#

  6. Simplismente o máxio.

  7. Moacir Oliveira Monteiro leia por favor!

  8. O pessoal sempre tem esta dúvida, muito esclarecedor essa matéria.

    http://www.essenciaoak.com.br

  9. Marcelo disse:

    Obrigado
    E qual a quantidade que se pode por propileno glicol em álcool de sereais

  10. Marcelo disse:

    Muito bom

  11. Gtostaria de saber, se há anos atrás, o fixador era produzido com as fezes do gato. Por favor, tenho gde curiosidade e preciso de resposta o quanto antes !!!!!!

    Vivi respondeu:

    Não sei sobre antes, mas atualmente não existe fixador. A fixação depende da qualidade da matéria prima escolhida.

Deixe um comentário :D