comportamento

O Elogio

 

Já perceberam como é difícil lidar com um elogio?

Quando alguém nos critica abertamente, com ou sem razão, nossa reação é imediata e automática. Boa ou ruim, uma resposta brota logo na ponta da língua!

E o que acontece quando alguém te elogia? Pior (ou melhor) em público? Não sei vocês, mas eu sou tomada por um efeito rocambole e vou me encolhendo e enrolando e derretendo e me esparramando… hahahaha E nem sou tímida, heim. Só que é verdade, nunca me sinto preparada pra um elogio. Engraçado a gente estar sempre pronto pra luta mas nunca pro afago.

Sei que isso não acontecesse só comigo, porque já vi muitos conselhos do tipo “comportamento organizacional”, orientando pra acolher o elogio, agradecer como quem sabe que fez por merecer e não ficar dando justificativas do tipo ah, imagina, foi fácil… Se for em ambiente de trabalho, claro que pega muito bem dividir os méritos com a equipe, é um jeito até de estender o efeito positivo que a gente sabe que um elogio tem.

Quando é pessoal parece que é ainda mais difícil. Quando dizem que o vestido é bonito a gente solta logo um “isso? liquidação!”; “esse cabelo? aff, deve ter sido o vento”; “meu rosto??? sinto muito, você precisa de óculos, tô um trapo”.

Difícil, né? A gente se empenha tanto em fazer o melhor, se apresentar da melhor forma possível, se sentir bem e, quando isso é reconhecido por alguém… Trava! Mas isso tem remédio e compartilho aqui o que já aprendi.

Então, recebeu um elogio?

Acredite e aceite.

Agradeça.

E retribua, sincera e espontaneamente, sempre que achar que alguém merece. Essa atitude simples pode  melhorar o dia cinza de alguém, além de não custar absolutamente na-da, nem tempo.

Sabe do que mais? É o tipo de coisa que sempre retorna. Em dobro. Porque é bom.

Quero mandar um elogio especial pra Maraisa, A Linda. Que, sem nem saber, ajudou a deixar mais colorido um dia meio cinza.


6 comentários

  1. AAAAAAAHHH SUA LINDA! Meu husky! <3

  2. Carolina Rocha Carneiro disse:

    Finalmente, alguém descreveu exatamente como me sinto em relação a elogios. 🙂

  3. Vivi Alberto disse:

    Acho que o remédio é todo mundo elogiar mais, assim a gente aprende a lidar com a situação, né? hahaha Bjo!

  4. Elizabeth Donato disse:

    Otimas palavras pra um momento difícil.Elogiar nos valoriza e repõe energias.Muito bom esse post Vivi, parabéns e sucesso sempre.Bjs.

  5. Priscilla disse:

    Acabei de responder um elogio sobre uma foto minha justamente com uma sabotagem, disse que era o ãngulo e o filtro que favoreceram.
    É…ainda mais qnd se é criticado por mto tempo, qnd vem o elogio soa até estranho…rs

  6. Claudia Morato disse:

    Eu sou assim, meio mulher das cavernas…. kkkkk quando recebo um elogio, simplesmente fico fora do ar 🙂

Deixe um comentário :D