beleza

Pele: o Básico do Básico

 

Ter dúvidas é normal, não é mesmo?

E qual a coisa mais natural a fazer, quando uma dúvida aparece? Questionar, claro! Vocês não tem no-ção da quantidade (e qualidade) das dúvidas que os blogs recebem diariamente. Estou falando assim em geral, porque além de responder àquelas que chegam diretamente pra mim, também sou leitora, também pergunto e leio as dúvidas alheias.

O que percebi entre as perguntas que recebo foi que, apesar dos problemas serem distintos, a essência, a base deles, está em grande parte no cuidado mais básico da pele. Aqueles que quando a gente começa a falar a pessoa já solta um “sim, isso eu sei…”. Ela sabe, só que não pratica. Ela sabe, mas não vê a importância dessa etapa tão simples.

E é desse “isso eu sei (mas não faço)” que derivam todos os probleminhas e problemões de pele.

Vamos voltar ao básico, então? Relembrar é viver.

A pele é o maior orgão do nosso corpo e, ainda assim, sempre super exposta, é o mais negligenciado em cuidados.

Uma aparência mais jovem, no sentido de vigor e de saúde, pode ser conquistada com atitudes simples, mas que precisam ser adotadas de uma vez por todas, por toda a vida.

Isso não significa que você precisa se dedicar por horas a fio cuidando da sua pele. Uma rotina simples de cuidados é suficiente para colher os frutos desse pequeno investimento de tempo.

Limpar

É o primeiro e mais importante passo. Limpar, higienizar a face, é essencial para a manutenção da saúde da pele. Com a limpeza nós retiramos células mortas, resíduos de produtos e excesso de oleosidade.

Nesse ponto é muito importante escolher um produto apropriado para a limpeza do seu tipo de pele. Uma escolha específica significa resultados otimizados, porque os diferentes tipos de pele pedem atenção diferenciada.

Normalmente com agentes de limpeza mais agressivos, os produtos para limpeza do corpo todo não costumam ser adequados para o rosto. Eles podem acabar desequilibrando a região, provocando comedões, descamação ou até mesmo ressecamento excessivo, que pode originar o aparecimento prematuro de linhas ou cravos, caso os poros sejam obstruídos.

O rosto deve ser lavado, no máximo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Uma frequência maior poderia desencadear um efeito rebote, fazendo com que a pele produzisse mais sebo, encarando a limpeza excessiva como agressão. Se você está naquela fase super difícil de acne e oleosidade insanas, em que a pele parece verter óleo a todo momento, resista. Não passe álcool ou mais sabonete. Tenha sempre à mão lenços umedecidos do tipo limpeza suave, que contenham apenas água, não produtos de limpeza. Pode acreditar, retirando apenas o excesso de óleo sua pele vai encontrar o equilíbrio, que muitas vezes é incomodado por questões hormonais e piorado por limpadores agressivos, muitas vezes ao dia.

Aplique o produto escolhido conforme indicado e depois enxágue completamente. Seque o rosto com uma toalha macia, sem esfregar, como se estivesse aplicando um papel absorvente sobre a pele.

Tonificar

Ao contrário do que se dizia até pouco tempo atrás, tonificar a pele não é um passo opcional. A aplicação do tônico é como um complemento necessário à limpeza, retirando resíduos que possam ter resistido à lavagem. Os tônicos também são escolhidos de acordo com o tipo de pele e por isso adicionam benefícios ao tratamento, na etapa final. Aplique o produto com algodão e dê suaves tapinhas para que ele seja completamente absorvido pela pele. Você já notará que ela se torna mais viçosa nesse momento. O tônico também equilibra o ph e faz com que os poros voltem a seu tamanho normal e potencializam a ação do creme de tratamento, à seguir.

Hidratar & Proteger

Com o rosto perfeitamente enxuto, chegou a hora de efetivamente tratá-lo de acordo com sua necessidade atual. Escolha um tratamento mais apropriado para a condição atual da sua pele. Não se deixe levar apenas pela indicação da idade nas embalagens. Converse com um profissional para uma avaliação correta. Mesmo pessoas muito jovens podem ter perda de elasticidade e baixa hidratação, assim como peles mais maduras, porém bem cuidadas, podem se beneficiar apenas com um antiidade básico. Cada pessoa é diferente e essa é uma das coisas belas da vida!

E por último, mas de maneira alguma menos importante, um mantra: use sempre protetor solar. Independente do seu tipo de pele, todo mundo pode se beneficiar de texturas como loções leves ou mesmo gel. Elas são rapidamente absorvidas e, após alguns minutos, a pele já estará prontinha para receber a maquiagem.

Encontrei esse infográfico super explicadinho, que vou traduzir “livremente” em seguida: O Jeito Certo de Lavar seu Rosto em 7 Passos Fáceis


Passo 1: lave o rosto com água morna e um limpador suave. Enxugue suavemente com uma toalha macia.

Passo 2: aplique o tônico e espere até que seque. O tônico é importante para peles oleosas.

Passo 3: se você usa algum tratamento específico, agora é o momento de aplicá-lo. Produtos para acne ou antiidade, por exemplo.

Passo 4: aplique creme ou serum específico para área dos olhos para evitar danos ao colágeno da região.

Passo 5: se o seu tratamento específico não continha hidratante, esse é o momento de aplicá-lo. Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação. Escolha produtos que também ajudem a controlar a oleosidade.

Passo 6: hora do protetor solar com FPS igual ou superior a 30. Tem que usar.

Passo 5: daqui pra frente é maquiagem! Primer, Base, siga sua rotina.

Dicas:

  • troque as fronhas dos travesseiros pelo menos uma vez por semana e use toalhas limpas todos os dias para evitar contaminação da pele.
  • fique de olho nos produtos que usa nos cabelos. Resíduos de óleos, silicones e outros ativos podem obstruir os poros caso os fios fiquem muito tempo em contato direto com a pele do rosto.
  • evite borrifar perfume no rosto (pessoalmente já vi manchas horríveis provocadas por perfumes, principalmente no colo e pescoço, região que pega sol com facilidade…)

E pra não ficar só no faça o que eu falo, não faça o que eu faço, aqui está o link da minha rotina mais recente. 😉

6 comentários

  1. Kaka Gualberto disse:

    É o básico do básico mas muita gente escorrega… eu por exemplo me embanano as vezes entre o hidratante, filtro solar e base, deixando de lado o primeiro as vezes.

  2. Ju disse:

    Muito bom o post, como sempre, aliás!
    Eu só escorrego no hidratante, por pura preguiça, mas no resto faço certinho, e mesmo assim a pele não fica como eu queria..Ôooooo trabaho!

    Vivi respondeu:

    @Ju,
    Obrigada, Ju!
    Força no hidratante, amiga! Mesmo que seja uma base 2×1 ou protetor. Como eu disse pra Kaka, a gente acaba sofrendo com linhas, por falta de hidratação 😉

  3. Adriana Prado disse:

    Eu sou o tipo que faz camadas de produtos na pele. Apenas não me maquio todos os dias, mas pelo menos uma base, ou bb cream ou pó facial rola.
    Beijo

    Vivi respondeu:

    Eu sou praticamente uma ‘cebola’, toda em camadas hahaha

  4. Vivi Alberto disse:

    Eu fazia isso, Kaka, até perceber que estava ficando com rugas por deixar a pele desidrata! Imagina, pensava que pele oleosa jamais tivesse sede rsrs

Deixe um comentário :D