beleza

Derretendo e… Hidratando!

 

Vocês estão com a mesma sensação que estou, de que estamos todos sendo cozidos lentamente, de dentro para fora, em um microondas invisível, gigante e sem timer? É assim que me sinto, derretendo dia e noite nesse calor nunca antes visto na história desse país.

E se a palavra é derretendo, bem literal, parece um pouco de loucura vir falar em hidratação facial, certo? Não, amigas, erradíssimo. Mesmo vertendo óleo por todos os poros visíveis – e eles estão bem visíveis! – a gente não pode abandonar a hidratação, já que água não tem nada a ver com óleo.

Podemos brilhar com o excesso de oleosidade e, ainda assim, estar com a pele desidratada; o que não é nada bom, já que dá margem para o surgimento de linhas de expressão e flacidez.

Para evitar problemas de pele precoces (você não quer uma ruga antes da hora, quer?) por um motivo que pode muito bem ser evitado com rotina de cuidados simples, segue aqui um esqueminha básico de manutenção.

O objetivo normalizar a secreção sebácea e segurar assim a produção excessiva de óleo e sebo. Por isso a limpeza da pele precisa ser eficiente, mas não agressiva. Depois dela a pele precisa voltar a seu ph de equilíbrio. A pele pode se tornar irritada e sensível se exposta a agentes de limpeza pesados, que retirem toda a proteção natural da pele, acionando o efeito rebote, que é a produção maior ainda de sebo, para compensar a retirada brusca da camada anterior. Só parece complicado, mas não é. Um tônico faz isso rapidamente, essa é sua função.

Assim, você só precisa:

  • Limpar
  • Tonificar
  • Hidratar

O produto para limpeza vai tirar “o grosso”: protetor solar; maquiagem, além de toda sujeira depositada ao longo do dia. O Tônico vai retirar qualquer resíduo mais insistente que tenha sobrado e já vai complementar a tarefa de trazer o poro para sua dimensão e Ph normais, mantendo-os assim por mais tempo. A hidratação é essencial para todos os tipos de pele, sua função é fazer com que a água permaneça o maior tempo possível dentro das células.

O truque para que esses passos simples te mantenham com a pele saudável é escolher apenas produtos oil free para todas as etapas (hidratante, por exemplo, estou usando o Normaderm Total Mat (tem post aqui), que é para pele com acne, bem sequinho). Mesmo que você não tenha a pele mista ou oleosa, invista, nesses meses de verão fora do normal, em produtos com essa função. Você vai sentir a diferença ao longo do dia e ver que vale a pena essa pequena mudança sazonal, depois você volta com os produtos específicos para seu tipo de pele. Tudo vai ficar melhor: a textura da pele, a maquiagem (se é que você está conseguindo usar alguma) e, principalmente, a redução do brilho excessivo. Outra coisa, olho na quantidade de hidratante. É a constância da aplicação, não a quantidade, que vai fazer efeito.

Claro, milagres não existem. Não é que você não vá suar nem bloquear a oleosidade (ela é natural e necessária, lembra?). A diferença é que garantindo a hidratação, sua pele vai continuar com um viço bonito, além de uma textura mais uniforme. E longe da produção de rugas, o que é sempre bom!

Não esqueça: pra dar resultado bacana, qualquer rotina precisa ser cumprida 2x por dia. Poxa, vale a pena, vai…

Não deu tempo? A etapa de limpeza é obrigatória, mas vai que você está atrasadíssima e não tem 1 minuto para aplicar tônico e hidratante, né? Adote pelo menos uma água termal de qualidade, ela vai dar uma força (não se compara ao tônico + hidratante, mas é melhor do que nada). E jamais deixe de lado o protetor solar, senão nada disso faz sentido.

Eu pessoalmente estou usando BB Creams, gente. Lavo, tonifico e aplico BB Cream. É o que tenho suportado. Amanhã posto algumas novidades da categoria 😉

2 comentários

  1. BB Cream é muito amor! Quero só coleção deles hahaha Estou terminando um e já tem outro me esperando 😀 E pre-ci-so de uma água termal…

    Vivi respondeu:

    @Juliana Vilela,
    Termal aqui em casa é Bombril, uso pra tudo: acalmar, umedecer sombra, limpar, refrescar hahaha

Deixe um comentário :D