beleza

SOS Pós Besteira Pós Sol

 

Estão sabendo que na casa dos ferreiros todos os espetos são de pau, certo? rs

Pois aqui em casa não é diferente. Eu sou uma ilha, cercada de protetores solares por todos os lados. Sem exagero, entre ganhados e comprados, uma coisa que não falta aqui em casa é Protetor Solar. Pode faltar sal, detergente, mas Protetor Solar (pra toda e qualquer parte do corpo) não falta, bem nesse nível.

Daí que, alheio a toda minha postura e discurso “use sempre protetor solar”, marido acabou com uma queimadura horrorosa, na semana entre o Natal e o Ano Novo. Tudo bem, eu não estava perto, não pude ficar matraqueando como sempre a hora de reaplicar o produto, mas a essa altura já era pra ter aprendido, né? Não aprendeu. Estava lá, curtindo um beira rio que ele tanto adora, passou protetor de manhã e não pensou mais no assunto até o momento em que começou a sentir a pele arder, poucas horas depois. Estava nublado, ele disse. Como se as nuvens fossem feitas de titânio, né, amor?

O resumo dessa ópera é que, do pescoço pra baixo, o estrago foi amplo, de segundo grau. Do tipo que, além de causar bolhas, faz doer as camadas mais profundas da pele por semanas. Semanas. Fora o risco de dano ao DNA celular, mas essa parte ele nem quer conversar a respeito, tamanho arrependimento.

Como do sofrimento sempre sobra alguma sabedoria, o episódio serviu pra testar, literalmente, na pele alguns (muitos) produtos pós sol. E eu me surpreendi muito positivamente com alguns deles.

Quando falamos em alívio para queimadura solar, logo vem Caladryl à cabeça, não é? Olha que bizarro: não sei se vocês se lembram, mas aquela semana foi muito, MUITO quente. Quem não estava na praia ou curtindo piscina, estava se refrescando com piscininhas de plástico, mangueiras, qualquer coisa meramente refrescante. O que aconteceu? Caladryl desapareceu das prateleiras das farmácias daqui!!!

Com essa primeira opção mais óbvia fora de questão, partimos para o que eu já tinha aqui em casa e, desespero!, marido saiu comprando tudo que via pela frente hahahahaha

O que ele usou (as descrições são dos fabricantes, falo minha opinião pessoal abaixo):

Posto Fresh Gel Hidratante Água de Coco Sol de Janeiro: contém extratos naturais de coco. Proporciona frescor, aliviando o calor excessivo. A água de coco é a única substância natural que pode ser usada como soro para hidratação. Contém elevada concentração de potássio, magnésio e diversos minerais essenciais como zinco, enxofre, manganês e silício. Esses elementos equilibram a barreira natural de defesa da pele, mantendo-a hidratada e protegida da ação do vento, do frio, do ar condicionado e da radiação solar.

Posto Cool Spray Hidratante & Refrescante Água de Coco Sol de Janeiro: contém como ativo principal soro do fruto do coco verde, Cocus nucifera, em alta concentração. Trata-se de um ingrediente natural vegetal, com elevada concentração de potássio e magnésio, além de minerais essenciais como zinco, fósforo, enxofre, manganês e silício. Esse precioso soro de coco também contém açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular e polissacarídeos hidratantes. Fragrância natural à base de óleos essenciais.

Solar Expertise Pós Sol Icy Hydration L’oreal Paris: frescor imediato e hidratação intensa. Patenteado com Mexoryl® SX, oil free.

Sundown® Gel Pós Sol: desenvolvido especialmente para hidratar e suavizar a pele, deixando uma agradável sensação de frescor. Sua composição contém 95% de ALOE VERA, uma substância natural que recondiciona a pele, deixando-a suave e macia.

Réparateur Après-Soleil Avène: loção reparadora pós-sol oil-free. Formulada para conferir uma profunda hidratação à pele após a exposição solar, tem combinação livre de óleos que não engordura a pele, mas possui uma textura cremosa, o que torna sua aplicação extremamente agradável. Nutre as células superiores da pele, o que deixa um toque suave e macio.

Pós Sol Tan Extender Moisture Lock Australian Gold: hidratante pós-sol para reposição de nutrientes, que proporciona mais vida ao bronzeado. Transmite uma leve sensação de refrescância. Contém Aloe Vera, Vitamina E, extratos naturais e Panthenol, deixam a pele macia, suave e hidratada. Sem óleo mineral.

Ureadin 10 Loção Rehidratante Ureia 10%: Hidrata, suaviza e flexibiliza a pele seca, áspera ou repuxada, graças à ação da Uréia, fator natural de hidratação. Esta loção de agradável textura restabelece e aumenta a capacidade de hidratação da pele de forma duradoura. Ureadin 10 protege a pele e evita a perda da água por ação de agentes externos, após a sua aplicação, a pele fica suave, flexível, luminosa e sem descamação.

O desenrolar dessa lista enorme de produtos começou porque ele foi comprar Caladryl antes mesmo de voltar pra casa. Já não suportava a ardência (a queimadura tinha sido no dia anterior) e prevendo que ia sofrer duas vezes, com a dor e com minha reação, passou na farmácia pra já chegar com algum consolo. E como eu disse, estava esgotado o produto. O balconista ofereceu o que tinha disponível e ele trouxe os três, Solar Expertise Pós Sol Icy Hydration L’oreal Paris; Sundown® Gel Pós Sol e Pós Sol Tan Extender Moisture Lock Australian Gold. Acontece que esses produtos, como o próprio nome diz, são de uso pós sol, pra dar uma refrescada depois da exposição solar com proteção, não exatamente para quando a pessoa se transforma num torresmo humano. O que aconteceu é que ele aplicava, refrescava, o calor voltava, ele aplicava de novo e assim, num ciclo que levava apenas o tempo da pele absorver o produto. Fora a dor. A pele doía, espalhar as loções era doloroso, afinal, estamos falando de centenas de micro bolhas na pele da pessoa…

Foi por conta da dor que ofereci um dos meus hidratantes prediletos, o Posto Cool Spray Hidratante & Refrescante Água de Coco Sol de Janeiro. Gente, sou muito preguiçosa em relação a creme corporal e desde que conheci esse hidratante spray ele é meu preferido, sempre tenho em casa, porque é praticamente uma água que você borrifa e pronto, pode se vestir sem precisar ficar esfregando. Foi um bálsamo pra ele, que adorou. Não só por não ter que ficar esfregando, mas também achou que a sensação de alívio era mais duradoura, não precisava reaplicar com tanta frequência (na minha opinião o fato de ser bem aquoso ajuda na absorção dos ativos). Ele acabou com meu frasco, que já estava começado, é verdade, em um dia e meio. Daí era feriado e não dava pra comprar outro, foi quando entrou em cena o Posto Fresh Gel Hidratante Água de Coco Sol de Janeiro, que tem praticamente a mesma função do outro, só que a textura é gel. Pronto, foi o paraíso! Virou o preferido dele e depois do feriado compramos um pequeno carregamento de produtos Sol de Janeiro, fazendo a alegria da mocinha que nos atendeu. Eu nem posso reclamar, porque acabei ficando com o Pós Sol Tan Extender Moisture Lock Australian Gold quase todo pra mim também (ele é gigante, 473 ml!).

Quando as bolhas sumiram, uns cinco dias depois da queimadura, era hora de começar a hidratar e tratar a pobre pele, já que agora não estava mais ferida por fora, apenas über sensível. Foi quando compramos a Réparateur Après-Soleil Avène e Ureadin 10 Loção Rehidratante Ureia 10%. Aí a recuperação começou de fato. Durante o dia ele usava a loção Avène (que fragrância rycah) e depois do banho à noite o Ureadin 10 Loção Rehidratante Ureia 10%, um dos hidratantes corporais regeneradores mais potentes que já vi. Sério, fiquei besta com a maciez que essa loção deixa na pele. Eu conhecia a versão 20% para os pés, que é ótima, mas a corporal deixa as pernas mega macias, recomendo muito. Só uma ressalva: nesse calorão, aplique apenas à noite, antes de dormir, pra evitar ficar escorregando nas cadeiras… True story, aconteceu comigo 😉

Hoje, pouco mais de um mês depois, ele ainda usa hidratante e sente a pele dolorida, principalmente ao sol, que evita sempre que possível. Está inconformado como uma distração com protetor pode ter causado um problema tão chato e já se prepara pra enfrentar a Dermato depois do verão, pra avaliar a extensão do dano que, vamos torcer, tenha sido apenas na superfície da pele que ganhou centenas de sardas novas em toda a extensão das costas e braços…

Ficam as dicas dos produtos pós sol e, principalmente, o alerta: USE SEMPRE PROTETOR SOLAR. E reaplicá-lo não é uma opção, é obrigatório!

0 comentários

  1. Oi Vivi! Quanto tempo <3 Mas precisava comentar nesse post porque vivi exatamente este mesmo caso há uns anos! Caladryl eu sempre tenho, compro no inverno e deixo estocado, porque sei que ele será necessário! E também uso e abuso da água termal, dá um alívio ótimo! Fiquei interessada em testar os produtos da Sol de Janeiro, vou procurá-los!

    Vivi respondeu:

    @Sheilla Lovato Camargo,

    Sheilinha, o protetor para cabelos deles também tem uma fragrância deliciosa 😉 Beijoo

  2. flavia mello disse:

    ah, homens… nunca aprendem nada!! dá vontade de abrir a cabeça deles com uma marreta pra enfiar as informações lá dentro, pois parece que tudo entra por um ouvido e sai pelo outro…rs
    Melhoras pra ele!
    Por que vc tem tanto produto pós-sol, você toma sol?
    Beijos

    Vivi respondeu:

    @flavia mello,

    Nunca aprendem, Fla! Só correm quando a coisa já desandou rsrs
    Eu só tinha os 2 produtos de água de coco, os outros foram comprados por ele kkkkk Não uso como pós sol, mas como hidratante corporal, porque sou preguiçosa demais pra passar creme no corpo, sempre fui. Desde que conheci a SDJ, adotei os hidratantes, porque não precisa esperar absorver. Não é uma hidratação intensiva, mas pelo menos não deixa a pele esbranquiçada de ressecamento, como costumava ficar…
    Beijo!

  3. Priscilla disse:

    Pós sol na minha casa tem mais vez que o protetor pq eu sempre fico vermelha, mesmo com protetor!! hahaha

    bjs
    http://www.blogdapriscilla.com

Deixe um comentário :D